Conecte-se Conosco

Brasília

A importância da prática de esportes.

Avatar

Publicado

em

Compartilhe na suas Redes Sociais

Praticar esportes é uma atividade fundamental em qualquer fase da vida. Não importa se o indivíduo está no jardim de infância, se está estudando para o vestibular, se está trabalhando para cuidar da família ou se está começando a curtir a aposentadoria.

Os esportes são essenciais para todos que buscam bem-estar e um estilo de vida saudável. Entenda alguns dos benefícios da prática de esportes ao longo da vida de acordo com o desenvolvimento do corpo e o caminhar da rotina.

Com uma rotina cada vez mais corrida e exigente, é muito fácil acreditar que a prática de esportes é algo que pode ser descartado ou deixado de lado apenas para momentos em que o trabalho não ocupa tanto tempo.

Entretanto, na fase adulta, os esportes surgem como uma solução para diversos problemas, desde o estresse causado pelo dia a dia atarefado até a falta de motivação diária e a saúde prejudicada pelo sedentarismo.

Praticar esportes com regularidade garante um corpo mais saudável e jovem por mais tempo; oferece a chance de deixar de lado os problemas do trabalho ou de casa e dedicar um tempo unicamente a você; é uma chance de conhecer pessoas novas, com gostos em comum; reduz os níveis de ansiedade; e melhora a qualidade de vida. Um grande exemplo disso é o grupo denominado “Associação unidos pela bola e pela cachaça F.C” o grupo de amigos se reuni toda segunda-feira e todo sábado aonde praticam futebol e apreciam uma boa cerveja com moderação a mais de 12 anos. Peladeiros de várias idades, a inclusão social é um dos principais objetivos.

Depoimento de Pedro Renan, integrante da “pelada” Associação Unidos Pela Bola e Pela
Cachaça F.C.
“Sou um dos integrantes mais antigos da pelada, e me sinto orgulhoso de fazer parte de um
grupo tão diferenciado e importante para Brasília. Com mais de 10 anos de fundação, a pelada
passou por vários momentos, tendo quase sido extinta por diversos motivos, mas com a força
de vontade do nosso Presidente Valter, o futebol sobreviveu às dificuldades e renasceu da
melhor maneira, convidando atletas de diversas classes e regiões da capital. Nossos
integrantes são responsáveis por alegrar nossas semanas e torná-las mais saudáveis. Engana-
se quem acha que é apenas um bando de rapazes batendo uma bola e jogando conversa fora,
nossa pelada agrega, além da atividade física em si, valores morais, inclusão social e trabalhos
sociais. Fazemos parte de uma família, chamada “Unidos Pela Bola e Pela Cachaça”, que une a
paixão pelo esporte e e a boemia.

Como já foi mencionado acima, a prática de atividades físicas é responsável por liberar no corpo os hormônios do prazer, entre eles a endorfina. Essa substância, quando presente no corpo, é capaz de reduzir os níveis de estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Dessa forma, o cansaço do dia a dia passa a diminuir gradativamente.

Esportes também são muito úteis para dar um propósito ao cotidiano das pessoas. Muitos oferecem a oportunidade de seguir uma carreira esportiva ou, até mesmo, servem como incentivo para sair de casa e se movimentar.

Além disso, o esporte é uma ferramenta valiosa de socialização. Um estudo feito pela Universidade Harvard (EUA), mostrou que as pessoas que criam laços pessoais ao longo da vida vivem melhor do que aquelas que não socializam tanto. E uma das formas de conhecer outras pessoas é na prática de esportes. Estamos acompanhando na prática isso acontecendo na Associação unidos pela bola e pela cachaça F.C

Muitos deles são voltados para o trabalho em equipe e a convivência com o coletivo. Em uma partida de vôlei, por exemplo, é preciso que todos joguem juntos e em harmonia. Em um jogo de futebol, é importante que todos os atletas tenham espírito de equipe. Até mesmo durante alguma luta, em que o indivíduo é o próprio time, é necessário ter respeito com o oponente.

A autoestima também é afetada positivamente com a prática de esportes. Ao observar uma evolução constante dentro da modalidade escolhida e o fato de se tornar melhor em algo que agrade, faz com que a pessoa se veja com mais otimismo e positividade.

Resumindo, a prática de esportes é uma aliada contra problemas que envolvem a saúde física do corpo como um todo, ajuda a prevenir doenças degenerativas que afetam a sanidade mental e ainda é responsável por proporcionar o contato com pessoas que têm a busca pelo bem-estar como algo em comum.

Ao realizar a prática de esportes com regularidade, é possível prevenir e combater doenças como depressão e ansiedade, encontrar um refúgio para o estresse do dia a dia e se tornar um indivíduo mais equilibrado feliz. Com certeza os reflexos dessa escolha serão vistos tanto na sua vida profissional quanto nas suas relações pessoais.

Esperamos que o governador veja a importância da volta do esporte (Futebol) o mais rapido possível, um detalhe muito importante, nenhum dos mais de 250 componentes não foram contaminados pelo Covid-19, todos seguem a risca o protocolo da secretaria de saúde, como encontrar eles ? @unidospelacachaca_fc (Instagram) para mais informações: 61 9292-5250 Walter ( DIRETORIA)

Jornalista com experiência de 10 anos na área de comunicação, onde já atuou para diversos portais de notícia do Brasil e hoje faz parte da equipe do Realidade do Povo

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas da Semana