Conecte-se Conosco

Goiás

Goiás recebe mais 196,1 mil doses da AstraZeneca contra covid-19

RDP

Publicado

em

Compartilhe na suas Redes Sociais

Quase 80 mil vacinas serão para 1ª aplicação

Goiás recebeu, na madrugada desta terça-feira (18/5), mais 196.100 doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19. Serão 79.600 para 1ª dose e 116.500 para 2ª dose. “Com essa remessa, alcançamos a marca de 2.631.220 doses já recebidas. Podem ter certeza que só descansarei quando cada um dos 7,2 milhões de goianos estiverem protegidos”, disse o governador Ronaldo Caiado nas redes sociais.

Deste novo lote, o Estado pretende avançar na imunização do grupo das comorbidades, pessoas com síndrome de Down, além daquelas que se enquadram nas deficiências cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Durante coletiva, o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, informou que mais imunobiológicos são esperados na madrugada desta quarta-feira (19/05). “Deveremos receber mais um carregamento de 20 mil unidades da Pfizer, também de primeira dose. Ou seja, será possível avançar na vacinação, ampliando o número de pessoas contempladas”.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também informou que está marcada uma reunião no próximo dia 27 de maio, no Ministério da Saúde, para discutir a inclusão de professores como grupo prioritário. “Temos discutido quase diariamente com os técnicos do ministério. É uma demanda do governador Ronaldo Caiado, é uma demanda nossa, e isso é importante para que possamos voltar às aulas com segurança.”

Alerta

Sobre o aumento de casos e óbitos em Goiás, Ismael considerou a situação pontual, uma vez que é natural um acúmulo do final de semana em que os municípios lançam os dados no sistema, mas que as autoridades de Saúde permanecem em alerta.

“Já percebemos no país cinco Estados que estão subindo o número de internações, de casos”, alertou o secretário. “Isso nos deixa preocupados, sem alarde, mas também não ignorando esse movimento, que pode tanto desencadear um repique de segunda como também numa terceira onda”, ponderou.

De acordo com o levantamento realizado pela SES, referente à primeira dose, foram aplicadas 1.159.981 em todo o Estado. Em relação à segunda, foram vacinadas 576.890 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no Painel Covid-19, do Governo de Goiás.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas da Semana