Conecte-se Conosco

Goiás

Goiânia: novo decreto libera shows e muda funcionamento de bares

Compartilhe na suas Redes Sociais

Documento muda o funcionamento de academias, cinemas, circos, clubes recreativos, celebrações religiosas, competições esportivas, restaurantes e shoppings centers.

RDP

Publicado

em

Compartilhe na suas Redes Sociais

Um novo decreto foi publicado pela prefeitura de Goiânia nesta terça, no Diário Oficial do Município (DOM), com diversas flexibilizações em relação à pandemia da Covid-19. Assim, de acordo com o documento, fica liberada a realização de shows na capital, que não têm mas delimitação de público, desde que autorizados antecipadamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, o Executivo ampliou a quantidade de público em academias e bares.

Em Goiânia, cinemas, circos e clubes recreativos também tiveram o público ampliado pelo novo decreto. Ademais, as mudanças valem para celebrações religiosas, competições esportivas, restaurantes e shoppings centers.

“Com o avanço da vacinação das duas doses no nosso município, em alguns casos, três doses, aos poucos vamos retomando as nossas atividades diárias e coletivas”, comenta o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Mais detalhes sobre o novo decreto em Goiânia

Para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, pit dogs, foodtrucks e congêneres em Goiânia, o novo decreto estabelece a distância mínima de 1,5 metros entre as mesas. Ademais, é permitida a utilização de som mecânico durante todo o funcionamento. Porém, é necessário respeitar o volume de ambientação sonora.

Também fica permitido o funcionamento das casas de espetáculo, casas de artes cênicas, boates e congêneres. Assim, nestes locais poderá haver ocupação de, no máximo, 60% do espaço, ou a presença de até 500 pessoas. Também devem ser respeitados os protocolos estabelecidos da SMS.

O novo decreto em Goiânia também estabelece que shopping centers, galerias, centros comerciais podem receber até 60% da capacidade total. Além disso, celebrações religiosas podem acontecer em todos os dias da semana. Dessa maneira, devem ter lotação máxima de 60% de sua capacidade de pessoas sentadas. O intervalo mínimo é uma hora entre as missas, cultos e reuniões para a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes.

Para o funcionamento dos salões de beleza e barbearias, a lotação máxima também é de 60% da capacidade de acomodação. Cinemas, teatros e circos também têm o limite de 60% da capacidade.

O Mercado Popular da 74 pode ter apresentação de música ao vivo, desde que o espaço de apresentação permita o distanciamento de 2,25 m² entre os integrantes. Além disso, o Parque Zoológico e o Parque Mutirama passam a ter  lotação máxima de 60%  da capacidade.

Academias, competições esportivas

O funcionamento de academias também foi alterado no novo decreto em Goiânia. Todas poderão ter lotação máxima de 60% da capacidade de acomodação. A capacidade também vale para o funcionamento de quadras poliesportivas e ginásios, com a presença de público.

Também fica autorizada a realização de competições esportivas com a presençade público, desde que obedecidos os protocolos sanitários, em especial a lotação máxima deaté 40% da capacidade. Para o funcionamento das saunas, a lotação máxima é de 50%.

Região da 44, além de eventos sociais e corporativos

A Região da 44 restringe a lotação dos estabelecimentos à quantidade máxima de 60% de sua capacidade. Também é preciso disponibilizar álcool 70% (setenta por cento) em gel em todas asentradas, de todos os estabelecimentos, com colaboradores treinados para orientação detrabalhadores e visitantes.

O novo decreto em Goiânia autoriza a realização de eventos sociais e corporativos limitados à ocupação de no máximo 60% do espaço. Ademais devem ser obedecidos os demais protocolos estabelecidos em Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a realização de eventos sociais e corporativos em ambientes fechados, o limite máximo é de 2 mil pessoas. Além disso, eventos sociais e corporativos em ambientes abertos podem receber até 3 mil pessoas, respeitado o distanciamento.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas da Semana