Conecte-se Conosco

Últimas

Ditadura? Partido Comunista da China aprova resolução para consolidar autoridade de Xi Jinping

RDP

Publicado

em

Compartilhe na suas Redes Sociais

O Partido Comunista da China (PCC) aprovou uma resolução sobre sua história e conquistas, disse a agência de notícias oficial Xinhua nesta quinta-feira (11).

A medida é vista como uma forma de consolidar ainda mais a autoridade do presidente Xi Jinping – secretário-geral do PCC desde 2012 e presidente da China desde 2013 – um ano antes dele buscar um terceiro mandato como líder do partido, algo sem precedentes na história do país.

A “resolução histórica” foi apresentada no fechamento da 6ª reunião do pleno do comitê central do partido, um grupo de cerca de 370 membros que escolhe seus novos líderes a cada cinco anos – e que está reunido desde segunda-feira (8), a portas fechadas, em Pequim.

O comitê central decidiu que a lição a ser tirada da história do partido é permanecer firme em 10 áreas, com a liderança do partido sendo a principal prioridade, disse a Xinhua. A íntegra da resolução ainda não foi divulgada.

Foi apenas a terceira “resolução histórica” ​​desde a fundação do partido, em 1921. As duas anteriores, em 1945 e 1981, tiveram o efeito de consolidar a autoridade de Mao Tsé-Tung e Deng Xiaoping, respectivamente, que lideraram o partido até suas mortes.

Xi é amplamente considerado o líder mais poderoso da China desde Mao.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas da Semana