Conecte-se Conosco

Brasil

Salários baixos e desemprego são provocados pela burocracia, diz Bolsonaro

RDP

Publicado

em

Compartilhe na suas Redes Sociais

Presidente discursou em solenidade que formaliza simplificação de 1000 regras trabalhistas em 15 atos sob a justificativa de desburocratização

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) associou o problema do desemprego e dos baixos salários dos trabalhadores às regras e normas trabalhistas, classificadas como “burocracia” pelo governo federal.

“A gente vê muitas vezes o povo reclamando que ganha muito pouco. A verdade na economia brasileira é que o salário é pouco para quem recebe e muito para quem paga. E esse muito para quem paga vem muito em função da burocracia”, declarou o presidente em solenidade no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (10), na qual foi formalizado o Marco Regulatório Trabalhista Infralegal.

Esse marco revisa e simplifica um número impressionante de portarias, decretos e normas trabalhistas: são 1000 regras reduzidas a 15 atos. A justificativa do governo para a medida é melhorar as condições de empregabilidade e de empreendedorismo no país.

Em outro momento de seu discurso, Bolsonaro voltou a criticar indiretamente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que costuma ter sua metodologia de cálculo da geração de empregos no país desaprovada pelo presidente.

“Aqui uma pequena crítica a um órgão nosso, não vou falar qual que é, mas como que pode? Terminamos 2019 com saldo positivo, terminamos 2020, positivo. 2021, já estamos com 2,5 milhões de empregos criados. De onde vem isso aí? Vem da desburocratização e da desregulamentação, que estimula cada vez mais empreender”, disse Bolsonaro.

Em seu discurso, o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni alegou que é difícil explicar aos investidores e empreendedores “o emaranhado burocrático, tributário e ambiental que afetam os investimentos no Brasil”.

“O passo de hoje é extraordinário, a decisão de estabelecermos um programa permanente de simplificação e desburocratização trabalhista vai garantir a todos aqueles que empreenderem no Brasil de que com simplicidade e eficiência pode transformar as vidas das pessoas”, declarou o ministro.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas da Semana