Conecte-se Conosco

Brasil

Conheça dez políticos que querem disputar a Presidência da República em 2022

RDP

Publicado

em

Compartilhe na suas Redes Sociais

Ainda faltam 11 meses para as eleições de 2022, mas políticos e partidos têm cada vez mais as movimentações em busca de alianças para o pleito. No âmbito nacional, pelo menos dez nomes já são vistos como pré-candidatos à Presidência da República. Saiba quem são eles:

Arthur Virgílio

Antes de ser candidato, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus precisa vencer as prévias do PSDB. Nas últimas semanas, tem cumprido agenda onde se compromete com a preservação da Amazônia e o resgate da social-democracia.

Ciro Gomes

Após suspender sua pré-candidatura após a crise aberta pelos votos favoráveis de deputados federais de seu partido, o PDT, à PEC dos Precatórios, o ex-governador do Ceará anunciou que está de volta na disputa. “Eu volto à luta porque o meu partido, os companheiros da bancada, me deram um sinal muito generoso, muito corajoso. Estou de volta com minha candidatura”, declarou

Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul também precisa vencer as prévias do PSDB para depois se firmar como candidato. Leite tem se colocado como opção à polarização entre Lula e Bolsonaro. O gaúcho também tem buscado a adesão de prefeitos paulistas à sua campanha para vencer Doria em São Paulo.

Jair Bolsonaro

O presidente irá se filiar ao PL no dia 22 de novembro em busca da reeleição. Ele deve contar com partidos, como PP e Republicanos em sua base de apoio. O nome do seu vice, inclusive, deve sair de uma das siglas.

João Doria

O governador de São Paulo também está na disputa das prévias do PSDB. Outros dois nomes do partido também querem concorrer a Presidência. Doria tem viajado o País em busca de apoio dentro e fora doa legenda.

Luiz Henrique Mandetta

Deixou o Ministério da Saúde por discordar das ações de Bolsonaro na condução da pandemia. O médico e ex-deputado federal aguarda a definição do seu partido, o DEM (que anunciou fusão com o PSL) para anunciar seu futuro político, que pode ser tanto uma candidatura a presidente ou a vice.

Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente já disse, ao menos indiretamente, que estará na disputa. A estratégia do pré-candidato do PT é parecida com a de 2002 falando da fome e desemprego.

Rodrigo Pacheco

O atual presidente do Senado se filiou ao PSD e foi anunciado como pré-candidato do partido. Ao formalizar sua ida para a sigla, o mineiro afirmou que o País precisa “dar exemplo” para atender melhor anos foram ruins, com crises em diversas áreas.

Sergio Moro

O ex-juiz e ex-ministro formalizou sua filiação ao Podemos a menos de um ano das eleições. Ele ainda não anunciou qual mandato pretende disputar, mas, no evento de filiação ao partido, ele foi anunciado como “futuro presidente da República”.,

Simone Tebet

O MDB quer lançar a pré-candidatura da senadora do Mato Grosso do Sul à Presidência. Tebet e o partido já discutiam há meses a possibilidade. A ideia é aguardar o fim da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid para tornar públicas as articulações políticas.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas da Semana