Conecte-se Conosco

Últimas

Covid-19: Áustria define multa de quase 4 mil euros para quem não se vacinar

Avatar

Publicado

em

Covid-19: Áustria define multa de quase 4 mil euros para quem não se vacinar
Compartilhe na suas Redes Sociais

O governo austríaco anunciou, nesta quinta-feira (9), que as multas para os cidadãos que não se vacinarem podem chegar a 3,6 mil euros no país, o equivalente a 22,7 mil reais. A medida que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória, aprovada ainda em novembro deste ano, entra em vigor no próximo mês de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, toda a população acima dos 14 anos com residência legal na Áustria deverá seguir a regra. Embora as autoridades recomendem a vacina às mulheres grávidas, as gestantes estão liberadas da exigência. Todos os que possuírem contraindicação médica justificada também não vão precisar tomar a injeção. Além desses, estão isentos os recém recuperados da doença pelo período de 180 dias.

Os prazos de vacinação vão ocorrer trimestralmente. Os cidadãos que tiverem de tomar as doses, deverão respeitar a data estipulada para a aplicação do imunizante, ou então apresentar uma justificativa no registro central de saúde. A cada novo prazo, um lembrete será enviado àqueles que ainda não se imunizaram.

As penalidades, que variam de acordo com a renda e situação financeira de cada pessoa, serão aplicadas trimestralmente aos que descumprirem a norma. A receita das multas vai ser destinada aos hospitais gerais de cada distrito, afirmou o governo austríaco. Segundo dados oficiais, 67,78% da população da já concluiu a vacinação na Áustria.

Situação da pandemia na Áustria

Na última semana, foram confirmados mais de 38 mil novos positivos para Covid-19 na Áustria. Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde, há atualmente 109 mil casos ativos da doença em todo o território austríaco. Das 2.169 pessoas internadas com coronavírus, 620 estão em tratamento intensivo.

Em função da quarta onda da pandemia e da crescente pressão sobre os hospitais do país, os moradores da Áustria estão sob regime de confinamento desde o dia 22 de novembro. O lockdown começa a ser encerrado a partir do dia 12 de dezembro, com datas distintas para o retorno dos estabelecimentos em diferentes regiões austríacas.

O processo que vai dar fim ao confinamento, no entanto, deve ser concluído até o próximo dia 20. A capital Viena, por exemplo, terá a reabertura somente no dia 20 de dezembro, às vésperas do Natal. Após o fim do lockdown, no entanto, as medidas seguem ativas para os não vacinados, que continuam impedidos de frequentar os locais de comércio não essencial.

 

Jornalista com experiência de 10 anos na área de comunicação, onde já atuou para diversos portais de notícia do Brasil e hoje faz parte da equipe do Realidade do Povo

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas da Semana